
Durante o inverno nosso organismo tende a buscar alimentos mais quentes, mais calóricos e muitas vezes mais gordurosos. Isso porque acabamos sentindo mais fome nessa época do ano, não é mesmo? Então hoje vamos falar um pouco sobre alimentação no inverno.
A nossa nutricionista Luciana Caniche, explica que no inverno o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, e que por este motivo, o apetite acaba aumentando, então uma boa alimentação no inverno é essencial. “O segredo para manter o corpo quente sem abusar de alimentos muito pesados é consumir sopas, chás e outras bebidas quentes, assim, é possível cuidar da alimentação sem ganhar quilinhos extras. E a melhor forma para isso é investir em chás durante o dia e sopas à noite”, complementa.
Outra questão importante é que a imunidade de algumas pessoas tende a diminuir durante o inverno e com isso, aparecem os resfriados, gripes, e outras doenças típicas da estação mais fria do ano. “Para prevenção, tome cerca de 10 minutos de sol diariamente, pois, além de esquentar o corpo, também absorvemos vitamina D. Invista ainda em alimentos fonte de vitamina C para nutrir o sistema imunológico, pois a vitamina C ajuda na manutenção de mucosas e das células imunes do corpo”, conta Luciana.
Laranja, acerola, morando, pimentão amarelo e manga são excelentes fontes de vitamina C, assim como vegetais de folhas verdes e tomate.
Confira nossas dicas
“Podemos comer de tudo no inverno, o problema é que as pessoas tendem a ficar mais preguiçosas no frio e, com isso, acabam se exercitando menos. Junto com a preguiça, vem a vontade de comer alimentos calóricos e no final da estação, acabam com aqueles quilinhos a mais”, comenta nossa nutricionista.
Para que isso não ocorra, várias atitudes precisam ser levadas em consideração:
- Praticar atividade física
- Tomar sol (o fato de esquentar o corpo é importantíssimo, um corpo quente pede menos comida)
- Investir em sopas à base de legumes
- Tomar cuidado com os adicionais nos pratos, por exemplo: você vai consumir uma sopa, aí tem o pãozinho, tem o queijinho e tudo isso é caloria e quilos adicionais
- Invista nos chás, mas cuidado com as bolachinhas adicionais
- Tome água para a manutenção das funções vitais do corpo
- Evite bebidas destiladas, pois contém muito açúcares e calorias vazias
- Evite massas com molho branco, são extremamente calóricos. Prefira as massas alho e óleo ou com molho ao sugo
- Prefira um chocolate quente com leite desnatado e feito com cacau ou um cappuccino sem açúcar
E se caiu na tentação do delicioso fondue, não tem problema, é só dar um jeito de queimar as calorias depois 🙂
Quais abusos podemos cometer no inverno?
Existem uma infinidade de opções. Use e abuse de:
- Brócolis
- Berinjela
- Couve
- Couve flor
- Erva doce
- Hortelã
- Mandioquinha
- Morango
- Mexerica
- Gengibre (use ralado no chá, é ótimo para melhorar o sistema imunológico, tem função termogênica e acelera o metabolismo)
- Sopa de brócolis
- Sopa de legumes
- Sopa de alho poró
- Sopa de abóbora
- Chá de hibisco
- Chá de erva doce
Entre outros.
E aí, gostaram das nossas dicas? Algumas dessas delicias permitidas no inverno estão nas nossas lojas, só esperando por você. Para saber onde estamos, acesse https://www.torteria.com.br/lojas/.
Publicado em: 24 de julho de 2018