Durante o inverno nosso organismo tende a buscar alimentos mais quentes, mais calóricos e muitas vezes mais gordurosos. Isso porque acabamos sentindo mais fome nessa época do ano, não é mesmo? Então hoje vamos falar um pouco sobre alimentação no inverno.

A nossa nutricionista Luciana Caniche, explica que no inverno o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, e que por este motivo, o apetite acaba aumentando, então uma boa alimentação no inverno é essencial. “O segredo para manter o corpo quente sem abusar de alimentos muito pesados é consumir sopas, chás e outras bebidas quentes, assim, é possível cuidar da alimentação sem ganhar quilinhos extras. E a melhor forma para isso é investir em chás durante o dia e sopas à noite”, complementa.

Outra questão importante é que a imunidade de algumas pessoas tende a diminuir durante o inverno e com isso, aparecem os resfriados, gripes, e outras doenças típicas da estação mais fria do ano. “Para prevenção, tome cerca de 10 minutos de sol diariamente, pois, além de esquentar o corpo, também absorvemos vitamina D. Invista ainda em alimentos fonte de vitamina C para nutrir o sistema imunológico, pois a vitamina C ajuda na manutenção de mucosas e das células imunes do corpo”, conta Luciana.

Laranja, acerola, morando, pimentão amarelo e manga são excelentes fontes de vitamina C, assim como vegetais de folhas verdes e tomate.

Confira nossas dicas

“Podemos comer de tudo no inverno, o problema é que as pessoas tendem a ficar mais preguiçosas no frio e, com isso, acabam se exercitando menos. Junto com a preguiça, vem a vontade de comer alimentos calóricos e no final da estação, acabam com aqueles quilinhos a mais”, comenta nossa nutricionista.

Para que isso não ocorra, várias atitudes precisam ser levadas em consideração:

  • Praticar atividade física
  • Tomar sol (o fato de esquentar o corpo é importantíssimo, um corpo quente pede menos comida)
  • Investir em sopas à base de legumes
  • Tomar cuidado com os adicionais nos pratos, por exemplo: você vai consumir uma sopa, aí tem o pãozinho, tem o queijinho e tudo isso é caloria e quilos adicionais
  • Invista nos chás, mas cuidado com as bolachinhas adicionais
  • Tome água para a manutenção das funções vitais do corpo
  • Evite bebidas destiladas, pois contém muito açúcares e calorias vazias
  • Evite massas com molho branco, são extremamente calóricos. Prefira as massas alho e óleo ou com molho ao sugo
  • Prefira um chocolate quente com leite desnatado e feito com cacau ou um cappuccino sem açúcar

E se caiu na tentação do delicioso fondue, não tem problema, é só dar um jeito de queimar as calorias depois 🙂

Quais abusos podemos cometer no inverno?

Existem uma infinidade de opções. Use e abuse de:

  • Brócolis
  • Berinjela
  • Couve
  • Couve flor
  • Erva doce
  • Hortelã
  • Mandioquinha
  • Morango
  • Mexerica
  • Gengibre (use ralado no chá, é ótimo para melhorar o sistema imunológico, tem função termogênica e acelera o metabolismo)
  • Sopa de brócolis
  • Sopa de legumes
  • Sopa de alho poró
  • Sopa de abóbora
  • Chá de hibisco
  • Chá de erva doce

Entre outros.

E aí, gostaram das nossas dicas? Algumas dessas delicias permitidas no inverno estão nas nossas lojas, só esperando por você. Para saber onde estamos, acesse http://www.torteria.com.br/lojas/.

Publicado em: 24 de julho de 2018

Comentários

comentários